Bacalhau com batatas: Prato do Dia ensina como fazer peixe no forno

Comida é feita com peixe sem espinhas e pele, rodeado de batatas cozidas com alho crocante. Prato é um dos maiores sucessos no restaurante da cozinheira Brigida de Fátima Alameda.

O Prato do Dia desta quinta-feira (20) ensina a receita da capixaba que há 22 anos trocou os mares do Espírito Santo para se aventurar nos encantos da cidade histórica de Pirenópolis, município a cerca de 130 km de Goiânia. Brígida de Fátima Almeida, mais conhecida como Bibba, é apaixonada por cozinha e foi uma das pioneiras a servir a comida que é considerada tradição na culinária portuguesa: o famoso bacalhau.

“Eu tenho quatro receitas, porém a mais pedida é o bacalhau. Ele é diferenciado [...]”, relata a cozinheira ao afirmar que o prato faz o maior sucesso entre os clientes.Bibba aprendeu a receita com a dica de um garçom brasiliense. Ela conta que foi aperfeiçoando o modo de fazer o bacalhau com o tempo, retirando as espinhas, pele e servindo apenas o lombo com ingredientes adicionais.

Aprenda a seguir o passo a passo de como fazer o bacalhau da Bibba.

Ingredientes:

500g de bacalhau / 1 batata grande em rodelas / Azeitona / Alho / Tomate cereja / 1 cebola média / Maionese / Azeite

Modo de preparo:

É preciso limpar o bacalhau, retirando a pele e a espinha. Dessalgue o bacalhau em quatro a cinco dias. Deixe-o congelando por algumas horas. Logo depois, cozinhe o peixe junto com as batatas por 20 a 30 minutos. Cheque o ponto da batata e do bacalhau, verificando se ele descongelou totalmente.

Doure o bacalhau, levando-o para a frigideira no fogão. Adicione o azeite e coloque o peixe até ele alcançar o ponto ideal, dourando-o de todos os lados. Depois, utilizando a mesma gordura, frite o alho com cuidado para não queimar. Antes de adicionar o alho no bacalhau, é possível passar um pouco de maionese a gosto em cima do peixe. ATENÇÃO: se você gosta de canal de receita clica aqui veja varias delicias e dicas para você fazer em casa ou no dia a dia. Veja o vídeo aqui.

Coloque o alho no bacalhau. Em seguida, cozinhe as cebolas na mesma panela usada para fritar o alho e o bacalhau. Coloque a cebola envolta do peixe, cobrindo as batatas. Acrescente novamente um pouco de azeite no bacalhau. Acrescente as azeitonas e o tomate cereja ao redor depois, é só levar o recipiente com o bacalhau para o forno e deixá-lo assar por 10 minutos. Com isso, o prato está pronto para ser servido.

Fontes:G1

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei dessa receita