Doce de cajazinho: Jornal do Campo ensina como preparar sobremesa de fruto típico do Cerrado

Com apenas dois ingredientes, doce é consumido de colher. Frutos devem estar mais verdes para a semente não amolecer.

Conhecido por diferentes nomes, como cajá, cajá-manga, cajá anão, o cajazinho está presente em todas as regiões do Brasil, com exceção da Sul. Nativo na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica e no Cerrado, a versatilidade desse fruto não está só no nome e na presença territorial: ele vai bem com açúcar e com sal, pode ser consumido maduro ou verde e aparece em receitas tradicionais do campo, mas também em pratos sofisticados, em forma de geleia e licor.

Em Catalão, sudeste de Goiás, Natanael Martins de Campos adaptou a tradição da mãe, que sempre fazia doce de manga, e desenvolveu seu próprio doce. Aproveitando a cajazeira que tem no quintal de casa, ele criou um doce simples, mas muito saboroso, que é preparado com apenas dois ingredientes. ATENÇÃO: se você gosta de canal de receita clica aqui veja varias delicias e dicas para você fazer em casa ou no dia a dia.

Ingredientes:

1kg de cajazinho mais verde e firme, que deve render a medida de um prato de polpa

1 copo americano de açúcar

Com preparar:

Lave os cajazinhos e leve para cozinhar por 40 minutos. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os frutos. Não precisa esperar a água ferver para colocar os cajazinhos, depois do cozimento, escorra a água e espere os frutos enfriarem. Só então remova as cascas pegue uma peneira de tela firme e esfregue o fruto para remover a polpa. O caroço deve ser descartado. Veja o vídeo aqui.

Coloque a polpa a uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo. Cozinhe por 15 minutos, mexendo sempre. Não é preciso acrescentar água. Sirva frio dica: para cada medida de um prato de polpa, use um copo americano de açúcar. Caso vá fazer uma receita maior ou menor, mantenha essa equivalência.

Fontes:G1

Nenhum comentário: