Doce de queijo: Jornal do Campo ensina como fazer receita de sobremesa caseira e tradicional

O sabor do doce é caracterizado pela sensação agridoce e nostálgica. Os ingredientes da receita são simples e fáceis de serem utilizados.

O Sabores do Campo deste domingo (7) foi até Jataí, região sudoeste de Goiás, para ensinar uma receita relacionada as memórias afetivas da Dona Benedita. O doce de queijo é uma sobremesa que marcou a infância da aposentada, já que era feito com bastante carinho pela tia dela.

"Quando ela era viva, ela fazia [o doce] para todo mundo e todos comiam. Depois ela faleceu, passaram-se anos e ninguém comia mais o doce. Um dia meu pai me falou: 'nossa bateu uma saudade tão grande de comer doce de ovos'. E eu falei: 'eu sei fazer'. Tive que puxar da memória, pensei: 'é só misturar o queijo com o ovo e mistura na calda, né?!'. Acabou dando super certo", conta Dona Bê.

O preparo do doce de queijo é simples. Essa receita é de família, tradicional e caseira. O sabor é caracterizado pela sensação agridoce e nostálgica de um tempo quando Benedita tinha 7 anos de idade. Aprenda a seguir o passo a passo do preparo da sobremesa.Veja o video aqui.

Ingredientes:

600g de queijo curado ralado;

1kg de açúcar;

1 litro e meio de água;

12 ovos;

Cravo a gosto;

Modo de preparo:

Em uma panela espaçosa, adicione 1,5 litro de água e 1kg de açúcar de sua preferência. A mistura deve ocorrer no fogo alto. O próximo passo é o preparo da massa. Utilizando os 600g de queijo curado ralado, inicie colocando 6 ovos no queijo e misture.

Depois acrescente os restos dos ovos um por um na mistura da massa, sem deixar de mexer com uma colher. É preciso prestar atenção na textura até a massa chegar no ponto ideal, ela não deve desmanchar imediatamente. Com a massa pronta, verifique a calda que está no fogo. O açúcar deve estar todo derretido na água. Caso ainda haja resquícios do ingrediente no fundo da panela, é um sinal de que a calda ainda não está pronta.

Mude a temperatura da chama do fogão antes de acrescentar a massa. Em fogo baixo, coloque delicadamente as colheres com a mistura na calda de açúcar.

Enquanto a massa está fervendo na calda, adicione cravo a gosto. Após todos esses procedimentos, vire as poças em cerca de 10 minutos para o cozimento ser igual em todo o doce. Para saber se a sobremesa está pronta, a calda deve estar na consistência de um fiozinho contínuo ao derramar em um recipiente, deixe o doce esfriar e, assim que for feito, coloque-o em uma travessa para ser armazenado na geladeira por 4 horas. Depois disso, está pronto para ser servido.

Fontes:G1

Nenhum comentário: