Torta de brigadeiro com caipirinha prato do dia ensina como fazer doce com cachaça

Torta rende uma taça de um litro, podendo ser consumida em um pequeno grupo de amigos logo após o almoço. Receita foi criada pelo confeiteiro Paulo Victor Teles.

O Prato do Dia desta quinta-feira (14) ensina a receita de um dos doces favorito dos brasileiros, mas dessa vez com um ingrediente especial e diferenciado. O brigadeiro de caipirinha, mais conhecido também como torta de brigadeiro de caipirinha, é uma das sobremesas presentes no cardápio do Paulo Victor Cakes, a confeitaria do Paulo Victor Teles.

O chef criou algo que une o melhor dos dois mundos quando se na fala na cultura gastronômica brasileira, isto é, o brigadeiro e a caipirinha. A receita contém ingredientes bem simples de serem encontrados e fácil de ser feita, a torta rende uma taça de um litro e duzentas gramas, podendo ser consumida em um pequeno grupo de amigos logo após o almoço. Aprenda a seguir o passo a passo da receita.

Ingredientes:

3 ovos / 150g de açúcar / 100l de leite / 50l de óleo / 170g de farinha de trigo / 12g de fermento químico / 1 colher de chá de essência de baunilha / 3 caixas de leite condensado / 1 caixa de creme de leite / 1 dose e meia de cachaça / 2 limões Taiti

Modo de Preparo:

Comece pela massa colocando os três ovos em uma batedeira. Depois, acrescente o açúcar. Enquanto os ovos estão batendo, coloque o leite na panela para aquecê-lo por um minuto. Após esse procedimento, adicione óleo no leite. Diminua a velocidade da batedeira em 1, 2 ou 3 no máximo e, em seguida, coloque a mistura lentamente para não correr o risco de espirrar.

Depois disso, adicione a farinha de trigo e o fermento. Após adicionar esses ingredientes, desligue a batedeira. O próximo passo é terminar de misturar a farinha e o fermento com um fuê, caso não tenha este utensílio em casa, utilize o garfo. ATENÇÃO: se você gosta de canal de receita clica aqui veja varias delicias e dicas para você fazer em casa ou no dia a dia.

Hora de colocar a colher de chá de essência de baunilha. Leve a massa enformada até o forno e deixe por 45 minutos a 180 graus. Logo em seguida, prepare o recheio do brigadeiro. Para isso, em uma panela, acrescente duas caixas de leite condensado, creme de leite e a cachaça. Deixe no fogo por 10 minutos e mexa sem parar.

Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, quer dizer que ele está no ponto ideal e pronto para ser desligado. Em seguida, utilize raspas de limão e um pouco de leite. Retire a massa do forno, deixando-a esfriar até chegar à temperatura ambiente. Com isso, é só partir ao meio para recheá-la. Veja o vídeo aqui.

Para fazer a calda de recheio, use o leite condensado e 260 litros de leite. Agite bem antes de utilizar. Use o leite condensado que sobrou da calda para fazer um mousse de limão, aproveitando o que foi usado para fazer as raspas. Adicione ao mouse três gotas de corante verde.

Siga para a montagem da torta. Forre a taça com o brigadeiro de caipirinha, depois acrescente um disco da massa e molhe-o com a calda. Use um garfo para verificar se a massa está bem úmida. Cubra o brigadeiro com uma camada de mousse de limão e coloque mais uma camada de massa, novamente, adicione mais recheio e mousse. Finalize como preferir, podendo ser com docinhos ou frutas. Leve o brigadeiro para a geladeira por 4 horas. Depois disso, a sobremesa está pronta para ser servida.

Fontes:G1

Nenhum comentário: