Dólar oscila sem direção definida com pessimismo sobre estímulos

Secretário do Tesouro americano admite que seria difícil fazer e executar um plano de estímulo econômico antes das eleições presidenciais.

Depois de abrir em queda, o dólar entrou no terreno positivo na tarde desta quarta-feira, 14, após o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, sinalizar que não haverá pacote de estímulos antes das eleições, em 3 de novembro. Às 14h41, o dólar comercial subia 0,02% nesta quarta, Mnuchin e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, voltaram a conversar sobre o tema, mas, mais uma vez, não chegaram a um acordo. “Continuamos a progredir em certas questões, mas em certas questões continuamos distantes.

Fazer algo antes da eleição e executá-lo seria difícil”, disse Mnuchin em Conferência do Instituto Milken,além do maior pessimismo sobre um pacote de estímulo nos EUA, no mercado internacional, investidores estão preocupados com possibilidade de medidas de isolamento mais duras na Europa, que passa por uma nova aceleração do número de casos de coronavírus.

“O coronavírus é o principal tema do mercado. Há certa preocupação com um possível novo lockdown na Europa, com casos na Espanha, França, Reino Unido e agora Itália”, comenta Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus no exterior, o índice Dxy, que mede o desempenho da moeda americana contra divisas desenvolvidas, tem leve queda puxada pela libra esterlina, que dispara quase 1%. Segundo Laatus, a alta da moeda britânica tem relação com a esperança de um Brexit com acordo.

Contra moedas emergentes, o dólar opera de forma mista, subindo perante o rublo russo, mas perdendo força frente ao peso mexicano, a lira turca e a rúpia indiana no cenário interno, há algum otimismo sobre o andamento de reformas, com sinalizações de que a reforma tributária pode ser aprovada pela comissão mista ainda em dezembro. Na véspera, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também disse que o texto da reforma poderia ser aprovado ainda neste ano, caso governo e deputados cheguem a um acordo até o fim do primeiro turno das eleições municipais.

Mas as questões fiscais seguem sob os holofotes. “Ontem, o BC vendeu 500 milhões de dólares. Sinal de que tem saída de dólar mesmo. O mercado está delicado”, comenta Vanei Nagem, analista de câmbio da Terra Investimentos na véspera, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu em entrevista à CNN, que a questão fiscal tem pressionado o real, assim como a agenda ambiental do governo tem prejudicado a atração de investimentos estrangeiros por aqui, foram divulgados dados do setor de serviços referentes ao mês de agosto, que ficaram acima das expectativas. No período, o setor teve crescimento de 2,9% ante 2,3% de alta esperados. Na comparação anual, no entanto, a queda foi de 10%.

JUST LIKE GOIÂNIA DISTRIBUIDORA DE ÓCULOS 
Endereço: Rua F- 01 Qd 04 Lt 04- St. Faicalville II, Goiânia - GO, 74350-090
Horário: aberto 08:00  e fecha às 18:00
Telefone: (62) 3258-8979 (62) 9941-7949 (Whatsapp)
Rede Social: Facebook /  Instagram

Fontes: Exame


Nenhum comentário: