Sabia que a menstruação pode ser afetada durante as férias ?

Saiba como cuidar do corpo e evitar alterações neste período.
Para muitas mulheres, férias e menstruação é uma combinação não muito agradável, devido ao incômodo que podem sentir com o fluxo e sintomas da TPM, como sensibilidade, dor, irritação e indisposição. No entanto, é importante que a menstruação ocorra dentro da normalidade, para evitar alterações hormonais que interferem no estado de saúde da mulher,Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e obstetra, especialista em endometriose, explica que “o ciclo menstrual é muito sensível e pode ser afetado por fatores externos, como temperatura, altitude, mudança na rotina, além de fatores emocionais, como estresse e depressão”.  

Segundo a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), uma pesquisa com 556 pessoas revelou que 12% se sentem estressadas com a aproximação das férias. Para as mulheres, o quadro se agrava, pois, ainda de acordo com a entidade, elas usam o período para colocar em dia as tarefas que não realizaram no restante do ano,além do fator estresse, para resolver todas as tarefas e compromissos, pode ser que também haja privação de sono, mudança em seus hábitos diários, dieta, exercícios e viagem com mudança de altitude e por consequência da rotina. Algumas mulheres, quando em regiões montanhosas, têm seu fluxo com maior intensidade.

Mais cólica e, também, pode atrasar ou vir adiantado.“É importante o autoconhecimento do corpo, para prevenir um desequilíbrio ou identificar rapidamente o problema e agir, uma vez que a alteração hormonal não apenas desregula a menstruação, mas pode impactar na fertilidade, peso, libido, entre outros fatores”, ressalta o médico mantenha a mente calma: conheça os seus limites e seja sincera consigo sobre o que pode fazer e o que é excessivo. Dessa forma, dividir as tarefas com alguém de confiança é importante.

Procure manter sua rotina: mesmo nas férias, é possível sustentar o equilíbrio da alimentação e hábitos do seu dia a dia, como horário para as refeições e cuidados básicos com a saúde, como beber água, dormir e até ir ao banheiro,pratique exercícios regularmente: além de colaborar para que o cérebro descarrega hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, como serotonina e dopamina. Atividades físicas aliviam dores do período menstrual e é indicado, inclusive, para que sofre com as dores da endometriose. Portanto, vale separar 30 minutos por dia, mesmo nas férias, nem que seja para uma caminhada.Se preferir, ouça a versão em áudio abaixo ▶ 03:00

Fontes:Noticia ao Minuto

Nenhum comentário: