Mãe e filho ensinam a receita de cuca de banana com doce de leite

Os dois fabricam a rosca em casa e vendem em semáforos de Goiânia.
O quadro Prato do Dia da TV Anhanguera ensina, nesta quinta-feira (12), a receita de cuca de banana recheada com canela e doce de leite. Quem explica como fazer é o estudante de educação física Samuel Morais e a mãe dele, Janine Lopes de Morais,os dois vendem as cucas em semáforos da Praça Valter Santos no Setor Campinas, em Goiânia. Toda a produção é feita manualmente na casa da família.(veja o vídeo aqui)

Ingredientes da cuca de banana:

1 kg de farinha de trigo;
1 ovo;
1 xícara de açúcar;
1 colher de sopa de margarina;
2 colheres de sopa de fermento para pão;
½ xícara de óleo;
½ colher de sopa de sal;
1 ½ xícara de água morna;
½ colheres de sopa de canela em pó;
1 pitada de noz-moscada ralada.

Ingredientes para o recheio:

8 bananas amassadas;
400g de doce de leite;
Canela para polvilhar.

Ingredientes para a cobertura

1 xícara de açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de margarina;
1 colher de canela.

Modo de preparo:

Em uma vasilha, faça a isca de fermento. Para isto, coloque o 1 xícara de farinha de trigo, uma pitada de sal, duas colheres de açúcar e 1 xícara de água mora. Mexa bem e deixe a massa crescer em outro recipiente, misture o restante da farinha de trigo, açúcar, ovo, sal, margarina, noz-moscada, canela e a água. Derrame a isca de fermento dentro e misture mais um pouco. Depois, coloque o óleo, sove bem e deixe descansar por 20 minutos.

Corte a massa em 3 pedaços e abra. Em cada pedaço, passe o doce de leite na parte interna da massa, coloque a banana e polvilhe a canela. Depois, enrole, coloque em uma forma e deixe crescer até dobrar de tamanho pincele as cucas com gema e coloque a farofa doce, feita com açúcar, trigo, margarina e margarina. Leve ao forno a 180ºC e asse até dourar.

Fontes:G1

Nenhum comentário: