Chef ensina a receita de abacaxi caramelizado

Gastrônoma aposta na sobremesa para compor a mesa nas festas de fim de ano.
O quadro Prato do Dia desta terça-feira (10) ensina a fazer uma sobremesa de abacaxi criada há um ano pela chef Valéria Silva Pilatti. Ela conta que o marido tem intolerância a lactose e, por isto, desenvolveu a receita sem derivados do leite. A cozinheira afirma que o prato é uma boa aposta para as festas de fim de ano,Valéria conta que aprendeu a cozinhar vendo a mãe e a avó. Há dez anos, ela trabalha com gastronomia.

Ingredientes para o preparo do abacaxi:

1 abacaxi inteiro;
1 colher de canela em pó;
2 pedaços de canela;
5 colheres de sopa de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Primeiro descasque o abacaxi e embrulhe-o com o papel alumínio para reter a calda. Depois, deixe no forno por no mínimo 30 minutos, com temperatura de 180 graus logo após retirar do forno, abra o papel alumínio com cuidado, por conta da temperatura. Coloque um pouco de canela e açúcar, embrulhe-o novamente e leve ao forno por mais 30 minutos.

Ingredientes para a calda:

4 anis estrelado;
50 ml de bebida destilada (pinga ou conhaque);
50 ml de água;

Preparo da calda:

Coloque as cinco colheres de açúcar mascavo numa panela e leve ao fogo brando até derreter. Em seguida, coloque a canela em pó, os anis em pedaços e a bebida destilada para finalizar, coloque a água e deixe caramelizar. Quando a calda estiver pronta, basta colocar sobre o abacaxi e servi-lo. A dica da chef é servir a receita acompanhada com sorvete de creme.(veja o vídeo aqui)

Fontes:G1

Nenhum comentário: