Doceira de Catalão ensina como preparar pé de moleque de gergelim

Receita é simples e leva apenas três ingredientes. Mulher aprendeu a fazer o doce com os pais.
A doceira Lúcia Duarte, dona de uma lanchonete em Catalão, no sudoeste de Goiás, ensina como preparar um delicioso pé de moleque de gergelim. Ela aprendeu a fazer o doce com os pais há mais de 20 anos, quando morava na fazenda,a receita é simples e leva poucos ingredientes. Um deles é o açúcar mascavo, que torna o doce nutritivo e saboroso. A doceira explica, no entanto, que também é possível utilizar o açúcar tradicional.

Ingredientes:

5 litros de leite
1 kg de açúcar mascavo
1 kg de gergelim branco

Modo de preparo:

Coloque o gergelim para torrar e espalhe bem. Em seguida, leve ao forno a 180º por cerca de 20 minutos. É preciso mexer o gergelim a cada 5 minutos. Ele vai estar no ponto quando "estralar", segundo a doceira,adicione os 5 litros de leite em uma panela ou tacho de cobre.(veja o vídeo aqui)

Coloque o açúcar mascavo antes de levar ao fogo para ferver,espere o leite ferver no fogo alto. Não é necessário mexer nessa etapa. Cerca de 40 minutos depois, é preciso mexer o leite o tempo todo,após uma hora no fogo, o leite estará no ponto de receber o gergelim torrado. Acrescente o gergelim aos poucos e espalhe,espere esfriar. Em seguida, corte o doce em pedaços.

Fontes:G1

Nenhum comentário: