Cozinheira de Jataí ensina como fazer torta de abacaxi

Quitanda é deliciosa e simples de fazer.
O Jornal do Campo deste domingo (15) ensina como fazer torta de abacaxi. A cozinheira Ânia Maria de Souza é quem ensina a receita do quitute, em Jataí, no sudoeste de Goiás. Segunda ela, o doce é saboroso e simples de fazer.(veja o vídeo aqui)

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
1 kg de açúcar
250 ml de suco de laranja
1 colher de sopa de fermento em pó
5 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 litros de leite
1 abacaxi
1/2 litro de creme chantilly

Modo de fazer

Para a torta vamos fazer o pão de ló, o creme, a calda, o doce de abacaxi e a cobertura. Primeiro, faça o pão de ló, separe as claras e as gemas, depois coloque as gemas com o suco de laranja e bata,assim que a espuma começar a subir, adicione o açúcar, bata por cinco minutos. Em seguida acrescente a farinha, batendo por mais três minutos,em outro recipiente, bata as claras até ficarem em neve. O segredo do ponto é virar a vasilha sem que a mistura caia,mexa delicadamente a massa e adicione as claras e o fermento.

Em seguida, despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno por 20 minutos,para fazer a calda use um litro de leite e duas xícaras de açúcar. Logo depois, mexa e deixe ferver. Depois que engrossar, desligue o fogo e acrescente o creme de leite,agora é hora de montar a torta . Faça em camadas, primeiro a massa, depois a calda, o creme e o recheio. Repita tudo de novo, e na última camada coloque a calda,já para a cobertura, é só bater o chantilly gelado na batedeira e com uma espátula cubra a torta. Decore com rodelas do doce do abacaxi.

Fontes:G1

Nenhum comentário: