Dona de casa mostra como fazer empadão goiano que conquistou parentes e vizinhos

Maria Honória da Silva aprendeu a receita em uma das casas que trabalhou como doméstica, e garante que o resultado agrada todos os paladares.
No Prato do Dia desta terça-feira (6), a dona de casa Maria Honória da Silva mostra como preparar uma receita infalível de empadão goiano. Ela mostra como fazer a massa e o recheio – tudo bem fresquinho,Maria disse que aprendeu essa receita em uma das casas que trabalhou como doméstica, em Goiânia. Segundo ela, desde então não testou outra porque essa conquistou toda a família, os vizinhos e quem mais experimentou,veja como preparar prato típico de Goiás.(veja o vídeo aqui).

Ingredientes para a massa

3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de chá de óleo
1 pitada sal
1 colher de café de fermento em pó
leite até dar o ponto de abrir a massa

Ingredientes para o recheio

3 coxas com sobrecoxas de frango
1 lata de milho
1 lata de ervilha
1 sachê de azeitonas
1 vidro de palmito
500g de linguiça
catupiry a gosto

Modo de preparo da massa

Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande, deixando o leite por último. Depois, vá colocando leite aos poucos até que a massa chegue a um ponto em que seja possível abri-la e molda-la. Por fim, reserve-a enquanto prepara o recheio,comece cozinhando o frango. Depois deixe esfriar um pouco e desfie tudo. Coloque o frango desfiado em uma panela e acrescente o milho, as ervilhas, as azeitonas, os palmitos e o molho de tomate. Tempere à gosto e deixe engrossar.

Montagem,antes de tudo já ligue o forno para ir aquecendo. Com tudo pronto, abra a massa e use-a para forrar as fôrmas de empadão. Comece colocando um pouco do recheio no fundo, coloque catupury a gosto, depois finalize com mais recheio e feche o empadão com mais um pedaço de massa,todos os empadões montados em suas respectivas fôrmas, agora é hora de coloca-los para assar. O tempo médio é de 30 minutos, mas é bom ficar de olho.

Fontes:G1

Nenhum comentário: