Veja como preparar a receita de doce de ovos

Tradicional em Portugal, prato ganhou destaque na culinária mineira e também tem seus admiradores em Goiás.
Tradicional em Portugal e muito utilizado na culinária mineira, o doce de ovos também tem seus admiradores em Goiás. Tanto que em Rio Verde, no sudoeste do estado, a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Cinthya Parreira ensina o passo a passo da sobremesa, que é simples e saborosa.Cinthya contou que herdou a receita da avó dela. Ela ressalta que o doce de ovos é bem tradicional da família e que todos gostam do prato caipira,segundo a instrutora do Senar, uma medida pequena da receita rende pelo menos oito porções. A, é uma receita com baixo custo.

Ingredientes

1 dúzia de ovos
1 prato de açúcar ou 500 gramas
1 prato de queijo
1 porção de cravos-da-índia
1 litro de água

Modo de fazer

O primeiro passo é caramelizar o açúcar para iniciar a calda do doce de ovos. Tem que vigiar para não queimar,quando o açúcar estiver cristalizado, adicione um litro de água, fazendo com que todo caramelo se dissolva, virando uma calda fina,coloque os 12 ovos em um liquidificador, quebrados um a um, separadamente. “Depois de batido, a gente vai coar para retirar a película que envolve a gema. Assim, tira o mau cheiro do ovo. Depois que coamos o ovo que foi batido a primeira vez, lave o liquidificador novamente e bata os ovos mais uma vez, por dez minutos”, orientou a instrutora do Senar.(veja o vídeo aqui).

Passado o tempo informado por ela, o queijo deve ser acrescentado aos ovos para depois levar o doce à calda. “Agora mistura bem. Se a massa ficar rala, vamos adicionar mais um pouco de queijo”, explica com a massa ficando pronta, tudo deve ser juntado à calda, mas bem devagar, deixando cozinhar por 40 minutos,enquanto está no fogo, deve-se adicionar ao doce o cravo-da-índia e esperar a sobremesa chegar ao ponto. Quando ficar mais consistente, é hora de colocar em uma travessa, levar à geladeira e deixar esfriar por três horas para servir.

Fontes:G1

Nenhum comentário: