Professor ensina como preparar nhoque de banana da terra com ragu da casca

O modo de preparo é diferente, pois o prato é grelhado, ao invés de imerso em água quente.
O professor Alcyr Viana criou uma receita de nhoque de banana da terra com ragu feito da casca da fruta. Ele conta que apresentou o prato para um grupo de amigos para que eles aprovassem a ideia,o professor tem filhos veganos, que não consomem nenhum produto de origem animal. Com isso, Alcyr sempre cria novas receitas. O modo de preparo é diferente, pois é grelhado, ao invés de imerso em água quente.(veja o vídeo aqui). 

Veja os ingredientes para a massa

800 g de bananas descascadas em pedaços grandes
2 sementes de cardamomo
320 g de farinha de rosca ou panko, feita de pão
4 sementes de zimbro
1 colher de chá de açafrão-da-terra
3 folhas de louro
1 talo pequeno de salsão
1 colher de chá de gengibre
50 ml de azeite
sal e pimenta a gosto

Ingredientes para o ragu

Cascas retiradas das bananas e cortadas em cubinhos
100 g de cebola em cubinhos
50 g de cenoura em cubinhos
50 g de talo de salsão em cubinhos
3 dentes de alho em cortes bem pequenos
400 g de tomate em cubinhos ou molho de tomate
azeite a gosto
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a banana e adicione o talo de salsão, a semente de cardamomo e a pimenta. Em seguida, adicione as folhas de louro, gengibre, zimbro, açafrão e sal. Deixe cozinhar mais um pouco até ficar macia por fim, coloque as bananas em um escorredor para tirar o líquido. Assim que estiver completamente em temperatura ambiente, coloque em um recipiente, amasse e acrescente a farinha de rosca e o azeite até obter uma massa homogênea e que não grude na mão. Deixe em plástico filme na geladeira por cerca de 30 minutos,para fazer o ragu, refogue a cebola em azeite quente junto com o salsão, a cenoura e o alho.

 Acrescente a casca de banana picada e refogue por alguns minutos. Coloque o tomate em cubinhos e demais temperos,acrescente um pouco de água quente e deixe cozinhar. Assim que o molho começar a ficar mais espesso, acrescente o manjericão e desligue o fogo. Se necessário, acerte o sal e a pimenta,para finalizar o nhoque, faça tiras com a massa, corte em cubinhos e reserve. Coloque uma frigideira para esquentar com um pouco de azeite ou óleo e vá colocando os cubinhos para grelhar, virando-os assim que começarem a criar uma crosta dourada,como dica final, o professor orienta a colocar o ragu no nhoque só quando for servir para não perder a crocância.

Fontes:G1

Nenhum comentário: