segunda-feira, 4 de março de 2019

Comerciante se surpreende ao achar ovo dentro de ovo botado por galinha, em Goiânia

Professor de avicultura disse que fenômeno pode ser considerado raro e ocorre quando um segundo ovo é formado antes que o primeiro seja botado pela ave.
O comerciante Eudino Francisco dos Santos, de 42 anos, tomou um susto ao ir colher os ovos que as suas quatro galinhas tinham botado, em Goiânia. Entre eles estava um ovo muito maior do que o normal que, quando aberto, revelou outro ovo de tamanho normal dentro. Assustado, ele filmou a novidade.“Eu quase morri de susto quando vie. Nunca nem tinha ouvido falar que isso era possível. Minha mãe, que mora na roça, estava comigo e também ficou muito surpresa. 

Achamos que sairiam duas gemas, mas quando abrimos, tinha um ovo com casca dura mesmo. O ovo de fora é maior que um ovo de pato e o de dentro é do tamanho de ovo de galinha mesmo”, contou,Eudino é dono de uma ferragista no setor Parque Ateneu, na capital. Ele disse que começou a criar galinhas nos fundos do negócio porque tem bastante espaço e tem uma filha de 7 anos, que adora os bichinhos. O empresário disse que comprou as aves na feira e nenhuma delas é de qualquer raça especial.(veja o vídeo aqui)

“São todas galinhas comuns,são bem bonitas, mas não são de nenhuma raça diferente,eu nem sei qual delas botou esse ovo maior”, completou,professor de avicultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marcos Café contou que o fenômeno pode ser considerado raro. Segundo ele, a situação pode ocorrer se a galinha ovular uma segunda vez antes de botar o primeiro ovo.“Quando o ovo está parado formando a casca – processo que leva 26 horas –, as vezes por causa de um estímulo ou estresse ela ovula de novo e quando chega no útero ele engloba todo o ovo que já estava lá formando a casca e faz uma casca por cima”, explicou.

Fontes:G1

Nenhum comentário: