Cozinheira ensina como fazer doce de abóbora, em Anápolis

Doce tem duas versões, uma em pasta e outra em pedaços.
O Jornal do Campo deste domingo (10) ensina como fazer doce de abóbora. Moradora de Anapólis, a 55 km de Goiânia, a cozinheira Amélia Ferreira é quem ensina o passo a passo da receita,segundo ela, o doce é rápido de fazer. Há duas opções: em pedaços e em pasta.(veja o vídeo aqui)

Ingredientes

1 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços grandes
2,5 kg de açúcar
1 colher (sopa) de cal virgem culinário
Cravo a gosto
Canela a gosto
Coco ralado


Modo de fazer

O primeiro passo é colocar os pedaços de abóbora em uma vasilha com água. Em seguida, coloque o cal virgem culinário em um pano, faça uma trouxinha e coloque no recipiente."A cal vai criar uma película de proteção no pedaço de abóbora. Então, por fora ele vai ficar aquele doce sequinho, com uma leve casca. Por fora fica crocante, por dentro cremoso", conta Amélia depois, enxague os pedaços e leve para cozinhar por 30 minutos.

O doce estará no ponto certo quando a abóbora estiver bem mole. Para o doce em pasta, passe a abóbora em uma peneira, até formar uma massa já para o doce em pedaços, enquanto a abóbora cozinha, separe uma panela, coloque açúcar e dois litros de água para fazer a calda. Quando a fruta estiver cozinha, retire da panela em que ela estava cozinhando e acrescente na panela de açúcar. Deixe ferver na calda por, pelo menos, mais 40 minutos.

"O segredo que você deve ter no doce é não retirar as abóboras da água fervendo e colocar na água fria, e sim manter as duas panelas fervendo", conta a cozinheira já no doce em pasta, acrescente o açúcar na massa peneirada e misture em fogo alto até ferver. Adicione coco ralado ou doce de leite, sendo que a quantidade deve ser a metade do peso da abóbora. Ferva por mais cinco minutos,nas duas receitas, tanto em pasta quanto em pedaços, acrescente cravo e canela a gosto.

Fontes:G1

Nenhum comentário: