domingo, 16 de dezembro de 2018

Doceira de Pirenópolis ensina como fazer receita de doce de mamão enroladinho

Doce é tradicional e em conserva dura até seis meses.
O Jornal do Campo deste domingo (16) vai ensinar como preparar a receita de doce de mamão enroladinho, em Lagolândia no distrito de Pirinópolis, a160 km de Goiânia. A doceira Alícia Araújo é quem ensina o passo a passo desta receita, que é tradicional e em conserva dura até seis meses.

Ingredientes

3 mamões verdes
1kg de açúcar
1 litro de água
Folhas de figo
Água sanitária
Para confeccionar o enrolado do doce:

Agulha e linha de costura.

Modo de fazer

Em um recipiente lave os mamões e use duas colheres de água sanitária com 6 litros de água. Depois, deixe de molho por 20 minutos e em seguida enxágue os mamões,corte-os em quatro pedaços compridos, tire a semente e congele por dois dias. Tire do congelador e lave os mamões para retirar a película de gelo da fruta,use um fatiador para cortar os mamões em tiras. Prepare a linha na agulha, enrole as tiras, e enfie a linha junto à agulha no 'enroladinho'.(veja vídeo aqui)

Faça isso com todas as tiras cortadas até formar um cordão de enroladinhos,faça um nó na ponta da linha para não ter perigo de soltar. Assim que terminar a linha, é só amarrar o cordão, tirar a agulha e levar para a panela,na panela coloque as folhas de figo junto aos rolinhos de mamão, coloque água e deixar ferver por cerca de 20 minutos,para fazer a calda, ferva 1 litro de água com 1 kg de açúcar. Mexa até o açúcar derreter. Com a calda pronta, coloque o mamão cozido e deixe no fogo por mais 10 minutos.

Fontes:G1

Postar um comentário