sábado, 22 de setembro de 2018

Veja locais para vacinar cães e gatos contra raiva, em Goiânia e Aparecida

Vacinação é de graça e deve ocorrer em todo o estado. Postos funcionam das 8h às 17h.
Goiânia e Aparecida de Goiânia realizam, no sábado (22), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. As doses são de graça. Ao todo, as duas cidades terão 531 postos de vacinação, que funcionarão das 8h às 17h,animais com mais de três meses de vida devem ser vacinados. A Secretaria de Saúde de Goiânia calcula que a capital possui 200 mil cães e gatos. 

Já em Aparecida há cerca de 70 mil pets. A meta é imunizar pelo menos 80% deles,no dia da vacinação, mesmo os cães dóceis devem estar com coleira e guia. Outra orientação é que os animais sejam conduzidos aos postos de vacinação por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do pet durante a imunização.

Assim como na Grande Goiânia, as demais cidades goianas também devem vacinar, no sábado, os cães e gatos. Em todo o estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, haverá 6 mil postos de vacinação, que serão distribuídos em centros de saúde, escolas estaduais e municipais, centros comunitários, e clínicas veterinárias,Goias tem mais de 1,1 milhão de cães e 118 mil gatos. No estado, o último caso de raiva em cães ocorreu em 2002. Já em humanos não há registros desde 2001.

A raiva é uma doença transmissível por contato direto, ou seja, pela mordida e arranhões de cães, gatos ou outros mamíferos, como morcegos e macacos infectados,os principais sintomas de raiva em humanos são coceira, dor de cabeça e coma. Ela é considerada uma doença grave e pode levar à morte em quase 100% dos casos.

Fontes:G1

Postar um comentário