domingo, 9 de setembro de 2018

Extensionista da Emater ensina a fazer licor de jabuticaba, em Hidrolândia

Licor é preparado em etapas e é bastante aperitivo.
O Jornal do Campo deste domingo (9) ensina como fazer licor de jabuticaba. A extesionista da Agencia Goiana de Assistencia Tecnica, Extensao Rural e Pesquisa Agropecuaria (Emater), Alenir Batista, é quem ensina o passo a passo do preparo do licor, que leva 10 dias em conserva, e 1 mês para ser consumido.

Ingredientes

1 kg de jabuticaba
1kg de açucar refinado
1 litro de aguardente

Modo de fazer

Comece lavando as jabuticabas, depois esmague as frutas e coloque-as em um pote de vidro com tampa. Acrescente o litro de aguardente e feche o vasilhame,guarde o vasilhame em um local onde não há luz do sol e deixe por 10 dias em conserva. Sem abrir, balance o vasilhame uma vez por dia, durante todos os dias para misturar bem.(veja o vídeo aqui)

Após os 10 dias, faça o preparo da calda. Em uma panela dissolva o açúcar na água e leve ao fogo até ferver,logo depois em uma vasilha adicione a calda juntamente com as jabuticabas em conserva. Passe a mistura da jabuticaba com a aguardente por uma peneira e também por um pano para ficar bem coada.

A mistura passa ainda por um filtro de algodão para tirar todas as impurezas, e por fim o licor é engarrafado com o uso de um funil esterilizado e fechado com uma rolha anteriormente fervida, esterilizada,a dica da extensionista é esperar um mês para consumir o licor de jabuticaba. É importante rotular a garrafa com as informações dos ingredientes usados e a data da fabricação. A validade é de 3 a 5 anos.

Fontes:G1

Nenhum comentário: