domingo, 24 de junho de 2018

Muladeiro de comitiva ensina como fazer carne de lata e paçoca de carne seca, em Jataí

Comida acompanha arroz carreteiro, paçoca de carne seca e até rapadura.
O Jornal do Campo deste domingo (24) ensina como fazer a tradicional carne de lata com paçoca de carne seca. Comida tradicional dos muladeiros, a receita é alimento das comitivas que viajam cerca de 300km em cima de mulas, de Jataí, no sudoeste de Goiás, para a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana,o muladeiro Isonete Ribeiro é quem ensina o preparo. A receita leva poucos ingredientes e, se conservada de forma correta, dura 40 dias e acompanha paçoca de carne seca e arroz carreteiro.

Confira a receita de carne de lata e paçoca de carne seca:

Ingredientes

Porco na lata

25kg de carne de porco com pele
2 cabeças de alho
Pimenta e sal a gosto
Paçoca de carne seca

1 kg carne de sol picada
1kg farinha de mandioca
Pimenta calabresa a gosto

Modo de fazer

Tempere a carne de porco e depois, em fogo alto, coloque a carne temperada em um tacho e deixe fritar por 40 minutos. Depois de frita, com a carne ainda quente, despeje em uma lata (confira no vídeo) para fazer a conserva. Feche a lata somente depois que a carne estiver fria,se conservado de maneira adequada, a carne de porco pode ser consumida durante o período 40 dias depois do preparo.(veja o vídeo aqui)

Para fazer a paçoca, coloque a carne de sol picada em um tacho por 25 minutos no fogo e deixe fritar.“No preparo da paçoca eu coloco um pouquinho de rapadura que é muito forte para a alimentação”, conta o muladeiro Isonete.

Quando a carne estiver dourada e crocante, leve para o pilão e bata por 5 minutos até que a carne fique desfiada. Depois, misture a carne com farinha de mandioca e tempere com pimenta calabresa e um pedaço médio de rapadura,e para acompanhar, faça um arroz carreteiro que mistura mandioca, carne de lata e a paçoca de carne seca.

Fontes:G1

Nenhum comentário: