domingo, 17 de junho de 2018

Instrutora do Senar ensina como fazer bombocado de mandioca, em Silvânia

Quitanda é opção para festas juninas e também para lanches de domingo.
O Jornal do Campo deste domingo (15) ensina como fazer a receita de bombocado de mandioca. A instrutora da Senar, Evelyn Lilly Carmo é quem vai ensinar o passo a passo,a receita é fácil prática e barata de fazer. Segundo a instrutora, a quitanda é conhecida como 'falsa cocada', pois tem aspecto semelhante do côco ralado da cocada, mas na verdade é feita com mandioca ralada de maneira 'mais grossa'.

Ingredientes

650 g de açúcar
5 ovos
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga de leite
1 copo americano de óleo
200 ml de leite de coco
100g de coco ralado
1/2 kg de queijo ralado
1 kg de mandioca crua ralada grossa
1 colher de sopa de fermento químico
500 ml de leite
2 copos americanos de açúcar

Modo de fazer

Para fazer o creme coloque primeiro os ovos, o óleo, a margarina e o açúcar. Depois acrescente leite de côco, o queijo e o côco ralado. Em seguida acrescente a mandioca, o meio litro de leite, o fermento e por último misture bem.(veja o vídeo aqui)

Com a forma untada no fundo coloque a massa e leve para assar. O forno deve estar pré-aquecido a uma temperatura de 180°C. Enquanto o bombocado assa, faça a calda, como uma calda de pudim. Coloque o açúcar para queimar e um pouco de água. Siga mexendo até ficar no ponto “bem ralinho”. Depois de 40 minutos tire o bombocado do forno e ‘regue’ com a calda.

"Quando ele começar a curar retire do forno e faça furadinhos na massa e vamos hidratando com a calda" conta Evelyn,volte o bombocado para forno e deixe por mais dois minutos para dourar.“Para ficar mais saboroso a receita tem que ser servida frio, então o bombocado vai pra geladeira”, conta Evelyn.Deixe a quitanda por uma hora na geladeira.

Fontes:G1


Postar um comentário