quarta-feira, 20 de junho de 2018

Hortaliça de ouro: conheça os muitos benefícios da acelga

Esta é uma planta que apresenta folhas grandes com forma oval, com talos longos, firmes e largos
A acelga é uma hortaliça super nutritiva, que possui um sabor diferente, porém, muito gostoso. Também recebe outros nomes como beterraba branca, couve Roman e espinafre morango,sua origem remete a um quarto de século antes de Cristo principalmente na região costeira do mar Mediterrâneo. Era utilizada pelos romanos, gregos e egípcios e fazia parte da alimentação básica dos camponeses.

Esta é uma planta que apresenta folhas grandes com forma oval, com talos longos, firmes e largos. Os talos e nervuras podem ser de cor branca, rósea, amarela, vermelha, verde, violeta ou laranja,a acelga é um dos legumes mais completos para a nutrição humana. É rica em vitaminas (A, B, B2, B5, K e C) e de sais minerais (cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio). Em relação à vitamina A, vitamina C e K, as quantidades que contem são consideráveis. 

A acelga crua contém muito mais vitamina C do que a cozida. Além disso, a seguir ao espinafre, é a hortaliça mais rica em cálcio,muito comum atualmente nos países do Mediterrâneo, também é um dos alimentos mais consumidos na Coreia, sendo apresentado em forma de conserva, conhecido como kimchi,por ser um alimento que possui alto teor de fibra alimentar, a acelga auxilia no bom funcionamento intestinal, aliviando sintomas nas gripes e constipações. 

Além disso, consumir regularmente este vegetal ajuda a diminuir a inflamação do trato gastrointestinal, além de regular os movimentos peristálticos do intestino,para finalizar, nada melhor do que descobrir que esta hortaliça ainda dá um 'help' em nosso cérebro. A vitamina K presente em grande quantidade na acelga atua diretamente na manutenção da boa saúde do cérebro e do sistema nervoso.

Fontes:Notícias ao Minuto

Postar um comentário