domingo, 10 de junho de 2018

Funcionária da Emater ensina como fazer sonho salgado; veja receita

Recheio leva milho, requeijão e creme de leite. Quitute leva 40 minutos para ficar pronto.
O Jornal do Campo deste domingo (10) ensina a receita de pão de sonho de sal. Assistente rural da Emater, Maria Aparecida Pereira é quem ensina o passo a passo desta receita que, segundo ela, é bem especial,diferente do tradicional sonho de doce leite, o preparo do sonho salgado tem como recheio milho com requeijão e creme de leite.(veja o vídeo aqui)

Ingredientes
Massa do sonho:

4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sal
2 colheres rasas de açúcar
2 colheres de margarina
1 ovo
10 g de fermento para pão
250 ml de água morna
1 tablete de tempero completo
Orégano a gosto

Para o recheio:

200 ml de creme de leite
200 ml de leite
200 g de requeijão cremoso
3 colheres de amido de milho
1 lata de milho verde
Tempero, pimenta e cheiro verde a gosto

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes na seguinte ordem: Farinha de trigo, fermento, açúcar, sal, tempero completo, ovo e finalize com 2 colheres e meia de sopa de margarina,sove a massa com água morna e deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos. “Sove bem a massa para poder crescer. A massa tem que ficar bem soltinha da vasilha e não pode estar grudando na mão”, conta Maria Aparecida.

Divida a massa em 18 a 20 pedaços. Depois desse processo, deixe a massa descansar por 20 minutos. Unte uma forma pra colocar os pães,para bolear, pegue um dos pedaços, abra bem a massa e feche com os dedos na parte de trás. Vá fechando e, assim que ela estiver bem fechada, modele no formato desejado.

“Não pode enrolar a massa como se faz com o pão de queijo, se não, ela não cresce mais. Como dizem, ela fica uma massa estressada e não cresce se enrolar”, conta a funcionária da Emater depois de bolear a massa, deixe descansar por 20 minutos enquanto isso, prepare o recheio do sonho. Em uma vasilha, coloque metade da quantidade de leite, depois acrescente o creme de leite, pimenta do reino, orégano, milho e cheiro verde.

Em um copo, coloque a outra metade da quantidade de leite e mexa com amido. Despeje tudo em uma panela e, em fogo baixo, mexa bem todos os ingredientes,depois de descansada, coloque a massa para assar. Com o forno pré-aquecido por 10 minutos, deixe assar por 20 minutos a temperatura de 180°C,em seguida, tire os pães do forno, passe manteiga sobre os pães, coloque o recheio e adicione uma pitada de orégano por cima dos pães.

Fontes:G1

Postar um comentário