Veja como preparar receita da empada de peixe pintado

Chef de cozinha de Goiás mostra como preparar prato típico da culinária brasileira com recheio atípico.
O Sabores do Campo deste domingo (1º) mostra como preparar a receita de empada recheada com peixe pintado. A chef de cozinha Leila Delfina garante que o prato, apesar de ter um recheio diferente do tradicional, é saboroso,“A empada é recheada com peixe pintado. É uma delícia e vocês não vão se arrepender se fizerem”.O preparo tem duas etapas: a massa e o recheio. Confira abaixo o que é preciso para preparar cada um e como fazer.(veja o vídeo aqui)

Ingredientes para massa

500 g de farinha de trigo
300 ml de água
80 ml de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 ovo

Ingredientes para o recheio

1 peixe pintado fresco (500 g)
200 g de cenoura picada
200 g de batata inglesa picada
Pimentões verdes, vermelhos e amarelos a gosto
5 tomates pequenos picados
100 ml de leite de coco
2 cubos de caldo de legumes
2 xícaras de chá de polpa de tomate
2 cebolas raladas
3 pimentas frescas picadas 3 dentes de alho amassados
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de pimenta do reino em pó
1 colher de chá de chimichurri
3 colheres de sopa de azeite de dendê
3 colheres de sopa de óleo
Suco de limão coado
Cheiro verde a gosto

Modo de fazer

Comece preparando a massa. Em uma bacia grande coloque a farinha de trigo, o óleo, o fermento, o sal e o ovo. Usando as mãos, misture os ingredientes para fazer uma espécie de farofa grossa. Depois, aos, poucos, acrescente a água até conseguir uma consistência macia, mas que desgruda das mãos. Sove a massa e a deixe descansar por 30 minutos.

Pegue o peixe fresco e retire dele a cabeça, o rabo, a pele e as nadadeiras. Depois dele limpo, pique em cubos pequenos. Em seguida, em uma panela grande sobre o fogo baixo, coloque todos os outros ingredientes do recheio para refogar. Em seguida, coloque o peixe picado e deixe cozinhar.

Enquanto isso, abra a massa que ficou descansando e a coloque sobre forminhas de empadas, enfarinhando por dentro. Passe também um pouco de clara de ovo nas bordas para conseguir “colar” a tampa da empada. Acrescente o recheio, feche as empadas com outra parte da massa e retire os excessos,leve as empadas ao forno a 200 ° C por cerca de 20 minutos. Depois retire do forno e sirva.

Fontes:G1

Nenhum comentário: