Chef ensina como preparar receita de rabada com cerveja preta

Ele garante que prato de origem europeia ganha sabor e maciez com o uso da bebida alcoólica no preparo.
O Sabores do Campo deste domingo (15) monstra o preparo de uma rabada com cerveja preta. Responsável por ensinar o processo, o chef de cozinha Adriano Maciel contou que o prato é de origem europeia e ganha gosto e texturas diferentes com o uso da bebida,“A cerveja, além de dar sabor, dá uma maciez na carne da rabada, que é um pouco mais dura e a cerveja ajuda a quebrar isso”, afirmou.(veja o vídeo aqui)

Confira abaixo o que é preciso para o preparo
Ingredientes

2kg de rabada
2 tomates
2 cenouras
2 batatas inglesas
1 batata doce
1 mandioca
1 cebola
2 colheres de sopa de banha de porco
240 ml de cerveja escura
Água para cobrir a carne
Farinha de mandioca
Cheiro verde, alho, pimenta, sal, louro e alecrim a gosto

Modo de fazer

Comece socando alho, sal e pimenta em um amassador. Coloque esses temperos na carne, dentro de uma travessa de vidro, e passe a mão sobre os pedaços para espalhar. Pegue uma panela de pressão grande e alta, coloque-a no fogo e ponha a banha de porco e a rabada em seguida. Refogue,“Nesse processo a gente vai chegar ao ponto dela ficar toda selada”, aconselhou.

Acrescente o alho picado, a cebola picada, a pimenta, o tomate picado e a cerveja preta. “Estou usando essa, mas se quiser colocar a cerveja clara também pode”, liberou. Depois, acrescente a mandioca, a abatata inglesa, a cenoura e a batata doce, todas picadas.

Para temperar, coloque na panela as folhas de louro, um galho de alecrim e duas colheres de cheiro-verde. Misture e depois coloque água na panela até encobrir toda a carne, feche a tampa e deixe cozinhar de 30 a 40 minutos,depois de pronta, reserve parte do caldo e coloque em outra panela com farinha. Misture bem para ter um pirão como acompanhamento.

Fontes:G1

Nenhum comentário: