Engenheira de alimentos de Goiás mostra como preparar receita de lombo ao molho de laranja

Apesar da carne ser de porco, é considerada leve e saudável. Prato leva ainda batatas e abacaxi selado na manteiga para acompanhar.
O Jornal do Campo deste domingo (14) mostra o preparo da receita de lombo ao molho de laranja. Prato tem como acompanhamento batatas cozidas e fatias de abacaxi selado na manteiga. A engenheira de alimentos Cláudia Horta Andrade, de Terezópolis de Goiás, é quem mostra como fazer e garante que a carne é considerada magra e saudável.

“Hoje eu vou mostrar uma receita que a gente consegue fazer com que a carne, apesar de magra, fique macia, suculenta e muito saborosa”, garantiu.(veja o vídeo aqui)

Confira os ingredientes necessários para fazer preparo.

Ingredientes

1,5 kg de lombo de porco
12 batatas médias cozidas e descascadas
6 dentes de alho
3 limões
2 xícaras de chá de suco de laranja
1 taça de vinho branco
2 pimentas dedo de moça picadas e sem sementes
3 folhas de louro
3 ramos de tomilho fresco
1 colher de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de banha de porco
1 colher de sopa de amido de milho
1 abacaxi
1 colher de sopa de manteiga
Sal
Salsa fresca para decorar o prato
Pimenta biquinho para decorar o prato

Modo de fazer

O prato deve começar a ser preparado às vésperas do dia em que será servido. O primeiro passo é temperar o lombo com sal, alho, pimenta do reino e a pimenta dedo de moça. Coloque a peça em uma travessa e acrescente o suco de laranja, o suco de limão e a taça de vinho branco, além do tomilho fresco e do louro. Coloque tudo na geladeira e deixe lá por 12 horas,“Com esse processo, a gente vai garantir que essa carne fique extremamente macia e suculenta. Esse é o grande ‘pulo do gato’ desse prato”, observou Cláudia.

No outro dia, pegue uma panela grande e grossa e coloque no fogo. Coloque primeiro a banha de porco e, assim que ela estiver bem quente, retire apenas a peça de lombo da travessa e coloque para selar de todos os lados. Em seguida, coloque o açúcar para caramelizar ao redor da carne, acrescente o caldo em que a carne ficou durante as 12 horas e mexa.

À essa mistura acrescente as batatas. “Para uma carne bem cozida, a uma temperatura de 150°C a 180°C, para cada quilo, cozinhe por uma hora com a panela fechada, em fogo baixo, e não vamos mexer”, aconselhou,enquanto isso, prepare o acompanhamento de abacaxi. Corte fatias da fruta e sele cada uma delas na manteiga em uma frigideira,ápós o cozimento da carne, sirva e decore com as pimentas biquinho e a salsa.

Fontes:G1

Nenhum comentário: