Lei do Capacete Limpo já está em vigor na Capital

A partir de agora os mototaxistas devem desinfectar os capacetes no momento do embarque dos passageiros para evitar a transmissão de doenças
Nesta semana, o prefeito Iris Rezende regulamentou a Lei do Capacete Limpo, que obriga mototaxistas a desinfetar viseiras e boqueiras no momento do embarque do passageiro. O capacete deve ainda passar por higienização periódica em empresa especializada,o projeto de Lei foi proposto no ano passado pelo vereador Felisberto Tavares por causa de reclamações por parte dos usuários do serviço de moto táxi sobre a limpeza dos capacetes. “Muitas pessoas estavam deixando de usar o serviço por causa da possível transmissão de doenças”, disse.

Segundo Felisberto, essa queda no número de usuários prejudica os mototaxistas e as famílias que dependem dessa renda. “Eu acho que com a devida higienização dos equipamento as pessoas vão passar a usar com mais frequência os serviços de moto táxi, afinal é mais rápido e mais barato”, explicou,a profissional da área da saúde, Zenaide Aparecida de Souza foi a idealizadora do projeto. Segundo ela, devido a quantidade de pessoas que usam o mesmo capacete, muitas doenças podem ser transmitidas pelo equipamento. “Hanseníase, herpes, escabiose, caspa, alergias da pele, irritação nos olhos são algumas das doenças”, exemplificou Zenaide.

Ela explicou ainda que a limpeza com álcool não é suficiente. Com a nova lei, uma vez por mês, os capacetes deverão ser higienizados em uma empresa especializada. “A higienização obrigatória dos capacetes leva cerca de 90 minutos e a empresa responsável deve emitir selo e certificado comprovando a higienização completa”, disse a idealizadora do projeto.

O mototaxista José dos Reis, de 53 anos, acredita que a Lei do Capacete Limpo vai dificultar o trabalho dos mototaxistas. “Os passageiros estão sempre com pressa, isso não vai funcionar, nós não vamos ter tempo”, contou o profissional que trabalha no ramo há 20 anos em Goiânia. Ele contou ainda que, atualmente, a higienização dos capacetes é feita com álcool uma vez ao dia.

Fontes:Mais Goiás



Nenhum comentário: