Chef goiano cria receita de Moqueca de Pequi; veja como fazer

Prato de origem baiana teve de passar por modificações para ganhar características do paladar goiano.
O chef de cozinha Gerlei Machado ensina como preparar uma Moqueca de Pequi no quadro "Sabores do Campo" deste domingo (19) do Jornal do Campo. O prato é de origem baiana, mas muito conhecido também no Espírito Santo. Segundo o chef, a receita passou por modificações para ter características do paladar goiano.(veja o vídeo aqui)

"Eu tinha um restaurante na praia de Salvador e lá eu tinha a moqueca baiana e tinha a moqueca capixaba. Retornando aqui para Catalão [no sudeste goiano], fui trabalhar no restaurante e tive a ideia de fazer a moqueca goiana. Através do azeite de pequi, fiz algumas modificações, o peixe teve que ser modificado também. Porque o peixe que eu utilizava lá era de água salgada. E nessa [receita] eu uso o [peixe] pintado, que é de água doce. E assim se adequou melhor ao prato", explica Gerlei.

Veja o passo a passo de como preparar a receita da moqueca de pequi:

Ingredientes

1,5 kg de peixe pintado
1 litro de pequi cozido
2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
2 pimentões verdes
2 cebolas picadas
½ maço de cebolinha
½ maço de salsinha
10 g de coentro
5 tomates picados em cubinhos e alguns em rodelas
1 colher de pimenta do reino rosa
50 ml de óleo de pequi
1 litro de leite de coco
Sal a gosto
1 cabeça de alho
2 limões

Modo de preparo

Para dar inicio ao preparo da moqueca, o chef coloca um pouco de azeite na panela. O processo para dourar o peixe leva cerca de 15 minutos,"É como se fosse grelhar o peixe de um lado e de outro. Para que o peixe fique firme e na hora cozimento ele não separe. Vai ficar consistente", explica,retire o peixe da panela e coloque os outros ingredientes. Primeiro a cebola, depois o alho, os pimentões (guarde um pouco para finalizar o prato), o tomate picado, cebolinha, salsinha, e o coentro.

Colocando todos os ingredientes na panela, volte o peixe novamente e coloque o óleo de pequi por cima. Adicione o restante do cheiro verde, cebolinha e a pimenta do reino a gosto,Gerlei explica que é necessário deixar os ingredientes em fogo alto durante todo o processo, que leva cerca de cinco minutos,o prato goiano serve cinco pessoas e pode ser acompanhado de arroz branco ou pirão.

Fontes:G1

Nenhum comentário: