Chef de cozinha ensina a preparar risoto de pequi; confira a receita

Prato vem acompanhado de vários ingredientes típicos do Cerrado, como barú, guariroba e murici.
O quadro "Sabores do Campo" deste domingo (12) traz uma receita de risoto de pequi. A chefe de cozinha Gracielle Cardoso conta que criou o prato, que leva ingredientes típicos do Cerrado, para participar de um concurso de culinária,“Eu tive que procurar frutos do Cerrado, então quando eu fui preparar essa receita, eu tive que pesquisar o que eram os frutos da região. Então eu achei o pequi, o barú, o murici e criei um risoto”, disse Gracielle.(veja o vídeo aqui)

Veja o passo a passo de como preparar a receita do risoto de pequi:

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbório
400 gramas de pequi
1 cebola média
Alho poró a gosto
1 taça de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
150 g de crem cheese ou requeijão cremoso
2 colheres de sopa de manteiga
200 gramas de parmesão
100 gramas de barú
200 gramas de guariroba
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto
400 gramas de lombo suíno
1 xícara de caldo de carne
1 xícara de suco de murici
2 colheres de sopa de farinha de rosca

Modo de preparo

A chef orienta para começar preparando o lombo suíno. Ela pega a farinha de rosca, a manteiga, depois acrescenta a castanha de baru e envolve na carne. “Assim que envolver você pode trazer para o forno bem aquecido. Ela vai de 20 a 35 minutos, dependendo da temperatura de seu forno”, explica Gracielle.

Logo após o preparo do lombo suíno é necessário refogar o pequi e deixar ferver. “Agora a gente vai fazer o molho da carne, que é o molho de murici. É o caldo da carne. Deixe ferver até que engrosse seu molho”, orienta,Gracielle fala sobre o tipo de alho que deve ser utilizado na receita. "O alho poró da todo o sabor para finalizar a carne. Eu vou dourar ele na manteiga quente", diz.

Para o próximo passo da receita, pegue uma colher de manteiga, em seguida a cebola e um dente de alho e pimenta. A chef explica a necessidade de utilizar na receita, um tipo de arroz diferente para fazer o risoto e dá o andamento à receita,“Você vai precisar do arroz arbório, pois ele é um arroz mais especifico. Você mexe sem parar, para soltar o amido e pode começar a adicionar o seu caldo. Adicione um pouco do seu vinho branco”, explica,para finalizar o prato, pegue o requeijão, depois o pequi e o parmesão. “Você vai misturar bem o seu risoto, e vamos finalizar com a manteiga para dar um brilho no seu risoto, para ele ficar bem bonito”, ensina.

Fontes:G1

Nenhum comentário: