domingo, 5 de fevereiro de 2017

Cozinheira ensina receita de nhoque de mandioca com carne moída

Ele é feito tradicionalmente com batata, mas foi adaptado para culinária local.
Entre os ingredientes estão molho de tomate, farinha de trigo e ovo.
A cozinheira Silvia Riberio ensina como prepara nhoque, receita típica da Itália. Tradicionalmente o prato é feito com massa de batata modelada a mão. Porém, ele foi adaptado para a culinária local, com mandioca como ingrediente principal.

Anualmente, Goiás produz mais de 62 mil toneladas de mandioca de mesa e 108 mil toneladas para a indústria. Com tamanha oferta, a raiz foi usada como base para várias receitas, incluindo o nhoque.

Ingredientes:

- 1 kg de mandioca descascada e picada
- 600 g de carne moída
- 1 litro de água para cozinhar a mandioca
- 2 litros de água para cozinhar o nhoque
- 3 dentes de alho amassado
- ½ cebola picada
- 300 g de molho de tomate
- 1 xícara de farinha de trigo
- 50 ml de óleo
- 1 ovo
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 tablete de caldo de carne
- 100 g de queijo ralado
- Pimenta do reino a gosto
- Salsa e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Primeiro coloque um litro de água na panela de pressão, coloque a mandioca e leve ao fogo para cozinhar por aproximadamente 10 minutos.(veja o vídeo aqui)

Enquanto isso, em outra panela, prepare o molho. Adicione o óleo, alho, o tablete de caldo de carne e mexa. Em seguida, coloque a carne, a cebola, o sal, a pimenta do reino e misture. Depois que a carne estiver refogada, coloque o molho de tomate e o açúcar. Para finalizar coloque o cheiro verde e a cebolinha.

Com um garfo, amasse a mandioca, coloque sal, o ovo e a farinha de trigo. Amasse tudo com a mão. Em uma tábua de carne, coloque farinha de trigo, coloque a massa e enrole. Corte em cubos.
Para cozinhar, aqueça dois litros de água e coloque os cubos. Quando eles boiarem é hora de tirá-los da panela. Coloque em uma peneira e jogue água natural para que os cubos não grudem uns nos outros.

Para terminar, cubra o nhoque com o molho e salpique com queijo ralado.

Fontes:G1

Postar um comentário