domingo, 29 de janeiro de 2017

Batata frita é mais benéfica a saúde do que cozida, revela estudo

Vale lembrar que a fritura deve ser feita em azeita extra virgem e a batata tem de ser fresca
Um estudo realizado pelo Universidade de Granada, na Espanha, revelou que consumir vegetais fritos pode ser mais benéfico para o nosso organismo do que cozidos, desde que a fritura seja em azeite extra virgem e o alimento seja fresco.

A descoberta foi feita durante um estudo da Dieta Mediterrânea, que, por ser rica em antioxidantes, é associada à prevenção de doenças degenerativas.

Quando crus, vegetais como batata, abóbora, berinjela e tomate são ricos em fenóis, que é um tipo de antioxidantes. O que os pesquisadores queriam saber era se eles perdiam essa propriedade após cozidos.

Para tirar a prova, o grupo cozinhou alguns alimentos em água, fritou outros em azeite extra virgem, e cozinhou e depois salteou uma terceira porção. O resultado não podia ser melhor e mais surpreendente!

Os especialistas descobriram que a quantidade de fenóis não muda muito quando a batata e os outros vegetais são cozidos. Mas, sim, aumentam ainda mais quando fritos em azeite extra virgem, que também é rico neste componente e transfere para os alimentos.

Claro que após a fritura as calorias e gorduras dos vegetais também aumentaram, mas se esta não é a sua preocupação, pode comer despreocupado, pois este tipo de antioxidante ajuda a prevenir câncer, diabetes e outras doenças degenerativas.

No entanto, não ache que qualquer batata frita será benéfica. Os fenóis vieram de um azeite nobre e de batatas frescas, diferente das guloseimas que encontramos em lanchonetes tradicionais.

Fontes:Superinteressante

Postar um comentário